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A diferença é que aqui você não somente um beneficiário, mas sim um associado.

O ano de 2012 é um marco na trajetória da Classes Laboriosas. Foi nesse período que a entidade iniciou o resgate do bom padrão de atendimento ao associado, o que sempre foi sua marca ao longo mais de cem anos de operação. Testemunha incontestável deste fato são os números. Um plano praticamente sem reclamações de seus associados.

Outro sinal do bom atendimento está no fato da Classes Laboriosas não figurar na lista de operadoras que foram proibidas pela ANS de vender planos de saúde por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações. A última vez que vez que a ANS tomou a medida foi em meados deste mês, quando foram suspensas as vendas por três meses de 225 planos de saúde, administrados por 28 operadoras. Em outubro do ano passado, ANS também proibiu 38 operadoras de vender 302 planos de saúde. Também em julho do ano passado a ANS tomou a mesma medida, proibindo 37 operadoras de venderem 268 panos de saúde.

Mas para Classes Laboriosas começar a resgatar o seu bom padrão de atendimento foi necessário travar uma verdadeira batalha em várias frentes. A começar pelo atendimento e emissão de guias aos associados. O pessoal da Classes envolvido nesse atendimento foi retreinado dentro dos princípios segundo os quais o associado é a prioridade na AACL e seus pedidos devem ser plenamente atendidos. O atendimento é direito do associado e uma obrigação da Classes Laboriosas.

Além disso, segundo o atual, presidente da diretoria executiva da Classes Laboriosas, Amadeu a antiga diretoria, para diminuir as despesas, negava grande parte dos pedidos aos quais os associados tinham direito. "Houve uma reversão também nesse sentido", afirma o associado Mêmolo. Ele acrescenta: "O lema da atual administração da AACL é formado por dois interesses maiores: o do associado e o da associação. Nenhum pode colocar o outro em risco. É preciso haver equilíbrio".

Outra iniciativa que marcou o resgate do bom atendimento, segundo Mêmolo, foi a criação da Sala Médica. "Não é consultório médico, mas uma espécie de centro de avaliação, que examina os procedimentos médicos sugeridos aos associados e verifica se são pertinentes e corretos", afirma Mêmolo. A sala médica funciona das 8 h às 18h, de segunda a sexta, período em que se reversam dois médicos. Ela é uma garantia a mais de que o associado terá os procedimentos médicos mais adequados, uma segunda opinião no seu diagnóstico e uma oportunidade para dissipar todas as suas dúvidas.